INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Fundo dá nova opção de financiamento às startups brasileiras.

Written by on 4 de março de 2020

Se você tem uma startup, provavelmente pensa em trocar uma fatia na sua empresa para obter recursos para seu crescimento. É o que acontece com um aporte de fundos de venture capital (capital de risco) ou com uma oferta em sites de equity crowdfunding. Mas diluir participação não é a única forma de obter recursos para negócios inovadores mas recusados nos bancos.

É o que acredita a SP Ventures. O fundo de venture capital abriu uma nova frente: a de venture debt, tipo de financiamento disseminado nos Estados Unidos e desconhecido no Brasil. Após ganhar um edital do BNDES, a SP Ventures lançou o fundo Brasil Venture Debt I. Serão 140 milhões de reais em financiamentos para 30 a 35 startups.

O venture debt é um financiamento com taxas mais atrativas do que as vistas pelas startups nos bancos, de acordo com Gonçalves. O venture debt pode ter menos da metade da taxa comumente vista na antecipação de recebíveis, por exemplo.

A modalidade de financiamento não é para qualquer startup, porém. O Brasil Venture Debt I concede financiamento a negócios que tenham faturado entre 4 e 90 milhões de reais no ano anterior ao pedido de empréstimo.

O fundo pede que as empresas tenham uma governança mínima, o que geralmente se traduz em um aporte anterior de investidor institucional (um anjo de renome ou um fundo de venture capital).

Ouça F5 News:


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *