INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Google lança teclado em braille para usuários Android

Written by on 23 de abril de 2020

O Google lançou o Talkback, teclado em braille para seus usuários com deficiência visual e torna o Android mais acessível para todos.

O TalkBack utiliza um layout simples de seis teclas. Cada tecla representa um dos seis pontos do braille, que formam letras e símbolos quando utilizados em ordens específicas.

Você pode usar o TalkBack da mesma forma que utiliza qualquer outro teclado, e ele funcionará em todos os aplicativos e também poderá editar e apagar trechos com erros de digitação.

O uso do TalkBack é descomplicado. Para excluir uma letra, por exemplo, basta arrastar o dedo para a esquerda. Uma nova linha em um texto é acionada com dois dedos para a direita e dois dedos deslizando para cima funcionam como o botão enter, para enviar o texto.

Para orientar usuários cegos, a Google também liberou um guia digital, dentro da lista de opções do teclado em braile. A ferramenta deve ser utilizada com o smartphone ou tablet posicionado na horizontal, enquanto a comunicação é gerada através da combinação dos números. Veja alguns exemplos:

  • Letra “A” – toque o botão “1”
  • Letra “B” – toque os botões “1” e “2”
  • Letra “C” – toque os botões “1” e “4”
  • Letra “D” – toque os botões “1”, “4” e “5”.

A companhia também incrementou os comandos do novo sistema com recursos de gestos, como: excluir letra (deslizar para a esquerda); deletar palavra (deslizar os dois dedos para a esquerda); adicionar espaço (deslizar para a direita); nova linha (deslizar os dois dedos para a direita) e enviar texto (deslizar os dois dedos para cima).

Qualquer usuário Android que tenha a atualização 5.0 já pode instalar o TalkBack. Basta ir em Configurações, Acessibilidade e selecionar o TalkBack.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *