INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


EVENTOS PARA STARTUP’S

Written by on 3 de junho de 2020


Hoje vamos falar sobre um assunto queridinho dos empreendedores de startup, que são os eventos que acontecem dentro do meio de inovação e empreendedorismo que tanto escutamos falar. Vamos falar sobre as preocupações, na verdade, sobre as precauções jurídicas que precisamos ter e, principalmente, entender como a assessoria jurídica pode ser uma grande aliada nesses projetos, nesses eventos e nesses processos.

Vamos falar dos três maiores e mais queridos eventos dos empreendedores de startup, que são os Weekends, os Hackathons e os programas de aceleração.

Mas o que é Hackathon? De onde vem essa palavra? Hachathon é uma jornada super intensa, Weekend também, que em três dias, geralmente de sexta até domingo, se cria um negócio do zero.

De onde que vem essa palavra “hackathon”?

Vamos começar por ela, é a junção da palavra “hacker” com a palavra “marathon”, então hacker e maratona, a junção dessas duas significa que temos uma maratona de programação. Esses eventos ficaram super famosos na última década.

Colocamos um desafio não só de criação de um negócio, mas também de programação desse negócio de base tecnológica. Quanto mais se programa e mais longe se chega nessa maratona super intensiva, melhor.

Os Weekends são eventos que chamamos de eventos de ideação, significa que focamos nesse tipo de evento no desenvolvimento da ideia e do modelo de negócio, isso acontece basicamente nesses dois eventos.

O Hackaton tem uma carga maior de programação mesmo da solução tecnológica. O grupo de pessoas vai sair de um ponto A para um B e será conduzido durante essa jornada para saber identificar bem qual o problema que aquele grupo se propõe a resolver, e validar esse problema. Esse problema existe mesmo? Ou é uma coisa que só eu acho que existe? Foi uma ideia que eu tive, mas, às vezes, tem outras coisas parecidas no mercado? Ou não, ou todo mundo concorda que isso ainda não tem solução e seria muito legal se tivesse?

Etapas de um Hackathon:

  • Identificamos “a dor”, que no metiê de Startups, chamamos o problema de dor.
  • Validamos essa dor para saber se ela existe mesmo.
  • Identificamos a solução.
  • Validamos a solução.
  • Fazemos o que chamamos de mínimo produto viável (MVP) ou pelo menos um protótipo dele.
  • Aprendemos a apresentar essa ideia para uma banca de jurados.
  • E competimos com todos os outros grupos ali.

Normalmente os primeiros colocados nesse tipo de programa são agraciados com algum tipo de premiação.

O “The Legals” foi um dos patrocinadores na categoria Ecossistema do Global Legal Hachathon 2020 (foto acima), da cidade sede Belo Horizonte/MG e a Rocktronic cobriu o evento. Veja como foi o GLH 2020

Muito interessante esse tipo de programa que é muito utilizado não só pelas pessoas em geral, mas, também, pelas empresas quando querem resolver problemas próprios. Temos casos de grandes empresas de tecnologia que estão nas nossas vidas que utilizam esse tipo de desenvolvimento intensivo como uma ferramenta para resolver um problema interno.

O mais legal desse tipo de maratona super intensiva é que é realmente algo que modifica muito a nossa visão e a nossa preparação enquanto empreendedores, vale super a pena ficar de olho nesse tipo de evento que esteja próximo de você, na sua cidade, ou até mesmo se deslocar para poder participar desse tipo de maratona, se for possível.

Outro super plus desses eventos é conhecermos e formarmos equipes. Já tivemos a oportunidade de falar isso aqui antes, mas, o mais importante para qualquer empresa, principalmente para os que estão começando, é entender que todo negócio é feito de pessoas. E nesse tipo de evento, é super possível encontrarmos habilidades que, às vezes, nos faltam, ou que nem calculávamos que seriam necessárias para desenvolver a nossa ideia, nosso produto e, é claro, ter a oportunidade de desenvolver essa ideia com uma maior agilidade, com maior assertividade que vem da metodologia desse tipo de evento.

O que precisamos entender sobre possíveis precauções e cuidados para esse negócio ir em frente? Quando vamos desenvolver uma ideia, normalmente as pessoas têm um receio de que as ideias vão ser vistas e ouvidas por outras pessoas ou que essa ideia possa ser roubada.

Hoje em dia, precisamos ter em mente que, para desenvolver uma ideia, quanto mais pessoas capacitadas estiverem próximas de você para te ajudar a fazer isso, melhor. Lembre-se que a maioria dos aplicativos ou soluções que usamos no nosso dia a dia, muito provavelmente, não são o primeiro aplicativo ou a primeira empresa que surgiu naquele setor.

Então, quanto mais pessoas qualificadas ouvirem as suas ideias e puderem participar do seu time para fazer essa ideia acontecer, quanto mais investidores puderem ouvir a sua ideia, pessoas que podem te ajudar a levar sua ideia para frente, melhor. Mas, de toda forma, temos que entender que quando você apresenta essa ideia para outras pessoas, sejam as que vão compor o seu time, sejam as que possam te ajudar a desenvolver de alguma forma, como por exemplo, os mentores e também os investidores, precisamos entender que aquela ideia não vai estar mais protegida ou envolvida, mas, sem a participação dessas pessoas, ela também não vai pra frente.

É o básico que todo mundo diz. É melhor você ser sócio de alguma coisa que vai para frente do que aquela ideia ficar só no papel e não virar negócio, não gerar dinheiro. O que precisamos é ter em mente que o mais importante é capacitar você, empreendedor, para poder levar essa ideia para frente e saber como compartilhar essa ideia no momento em que ela já está pronta para poder ser colocada no mercado, porque, aí sim, conseguimos atrair os interesses que você precisa para colocar o seu negócio adiante.

Mas lembre-se, executar uma ideia tem a ver com estar com as pessoas corretas que podem ajudar esse seu negócio, essa sua ideia a ir para frente. Vocês podem e devem consultar assessoria jurídica para tirar dúvidas e para poder fazer isso acontecer da forma mais funcional possível.

No próximo The Legal na Rocktronic, contem para gente dúvidas que vocês tiverem sobre esse assunto que vai ser um prazer falarmos mais sobre ele.

A gente vai falar no próximo episódio sobre os processos de aceleração, contem para nós também que outros assuntos vocês gostariam de ouvir aqui conosco.

Até mais!!!

E aí, gostou do episódio de hoje?

Para acompanhar o The Legals acesse a Rocktronic no menu inovação. Dúvidas e sugestões enviem nos uma mensagem nas redes sociais.

Sigam o The Legals nas redes sociais:

Instagram: @thelegals.law

Facebook: Facebook.com/thelegals.law/

LinkedIn: Linkedin.com/in/thelegalslaw/

Site: www.thelegals.law/