INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Termos e Condições de Uso

Written by on 16 de junho de 2020

Vamos conversar sobre um assunto muito importante que são os Termos e Condições de Uso. Meu Deus, o que é isso?

É aquele contrato que você tem com o seu cliente, por isso ele é tão importante, seja ele uma empresa ou pessoa física. A forma como você estabelece a sua relação com ele é fundamental e fazemos isso através dos Termos e Condições de Uso. Sim! Aqueles que vemos no site e que damos um li e aceito, sabe?! Esses mesmos, são um exemplo de termos e condições de uso.

Não tem como falar em termos e condições de uso sem falar de contratos em geral. Um contrato é útil para sua empresa, para qualquer outra empresa, quando ele estabelece bem as obrigações e direitos de cada uma das partes.

Por quê?

Porque se falamos de início o que uma parte e a outra podem esperar em qualquer situação, evitamos uma série de problemas; mas, mais do que isso, explicamos o que o cliente irá levar, adequamos as expectativas dos seus clientes à solução que seu produto ou serviço trazem para ele, seja uma pessoa física, seja uma empresa.

Todas as vezes que vamos fazer um contrato, um termo e condições de uso, sua assessoria jurídica e você precisam trabalhar no que chamamos de jornada do cliente, isso é super importante.

Conforme seu cliente vai fazendo os passos para chegar até você ou sua empresa,

Ø  conhecer a sua solução,

Ø  optar por comprar,

Ø  fazer a compra

Ø  e usufruir do seu produto ou seu serviço,

tem todo um caminho que ele faz.

A gente não só pode, como deve observar esse caminho e já ir trazendo as informações importantes para o seu cliente enquanto ele faz esse caminho. Dessa forma, as informações ficam muito mais claras e ajudamos o seu contrato, o seu termo de condições e uso a fazer aquela tão esperada venda.

Por exemplo, se você vai escolher um hotel ou até mesmo uma residência de alguém para você ficar quando for fazer a sua viagem, não tem uma série de informações importantes que você quer saber sobre aquele local?! Você não pesquisa se aquele bairro é mais legal?! Se aquele imóvel está mais perto ou mais longe dos lugares que você gostaria de visitar?! O tipo de condição que tem ali?! Se pode ou não levar o bichinho de estimação?! Se tem algum horário específico que é melhor evitar?! Se tem horário para entrar ou para sair?!

Então, esse e vários outros detalhes, precisamos observar quando montamos os termos e condições de uso, e lembrando que é muito importante que, quando fazemos esse passo a passo do seu cliente, demonstremos esse exercício de empatia para conseguirmos fazer uma ligação muito importante entre a necessidade da pessoa e o que a sua solução traz para aquela pessoa ou para aquela empresa e, assim, ajudarmos a assessorar esse processo de venda para que ele aconteça da melhor forma possível.

Outro ponto que vale chamar a atenção é que esse instrumento conduzirá a relação de vocês. Então, um contrato só tem validade, utilidade para nós dentro da empresa, se ele servir como índice para você e seu cliente saberem o que vocês podem e devem fazer, em que tipo de momento, em qual valor. Enfim, prestarmos atenção nesses detalhes e trazer para o documento para que consigamos recorrer de forma fácil e resolver todas as dúvidas nele.

Outra dica super importante é que esses termos e condições de uso tenham uma linguagem muito acessível. Estamos acostumados a vermos termos e condições de uso que não compreendemos muito bem ou que tem um tanto de letrinhas pequeninhas e, assim, não conseguimos utilizar o termo e condição de uso para o nosso benefício, para o consumidor, para a empresa.

O seu contrato tem que fazer justamente o contrário, ele tem que falar na linguagem do seu cliente, na sua linguagem e tem que servir como um guia para vocês no desenvolvimento do seu relacionamento com o cliente.

Lembrando que tudo que colocamos dentro de um documento, nos vincula a ele. Então se eu prometi que vou oferecer aquele produto ou serviço daquela forma, eu tenho que entregar e a sua assessoria jurídica te ajudará a colocar no papel a solução que você fornece, prestando atenção no relacionamento entre vocês, nas vendas que você vai efetuar e com linguagem simples.

E é claro que isso é feito caso a caso.

Cada empresa, cada solução, cada produto, cada serviço tem as suas particularidades e peculiaridades e precisamos prestar atenção nelas para traduzir no documento. Então, realmente não dá para pegarmos um termo e condição de uso para uma outra empresa, uma outra situação que não é a sua e aproveitar para sua empresa. Claro que fontes de pesquisa de comparação são sempre muito importantes, mas lembre-se sempre que mais importante ainda é que você tenha os seus termos e condições de uso adequados para a sua solução e para os seus clientes.

E com isso, pessoal, a gente termina o nosso tema de hoje. Mais uma vez, a gente fica à disposição de vocês para dúvidas que vocês tenham sobre esse assunto. Falem conosco e também contém para gente o que vocês gostariam de ouvir nos próximos episódios.

Até mais!

E aí, gostou do episódio de hoje?

Para acompanhar o The Legals acesse a Rocktronic no menu inovação. Dúvidas e sugestões enviem mensagem em nossas redes sociais.

Sigam o The Legals nas redes sociais:

Instagram: @thelegals.law

Facebook: Facebook.com/thelegals.law/

LinkedIn: Linkedin.com/in/thelegalslaw/

Site: www.thelegals.law/