INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Anúncios no Facebook sobre negacionismo climático chegam a 8 milhões de americanos

Written by on 12 de outubro de 2020

Segundo uma pesquisa realizada pela InfluenceMap, o alcance total de anúncios no Facebook com teorias que negam a crise climática mundial chegou a impactar 8 milhões de americanos só no primeiro semestres de 2020. O estudo identificou 51 anúncios contendo desinformação sobre o clima, todos financiados por grupos conservadores, incluindo afirmações sobre as mudanças climáticas serem uma farsa.

A InfluenceMap categorizou as fake news em três grandes grupos para o seu relatório: mentiras sobre informações científicas a respeito do clima, construção de marca sobre o tema, e políticas climáticas/influência eleitoral. A análise levou em conta uma amostra representativa de anúncios de autoria de thinktanks e anunciantes com motivação política, ligados à disseminação da desinformação sobre a crise climática.

A estratégia mais comum usada pelos anúncios é atacar a credibilidade da ciência, alegando, por exemplo, que não há um consenso amplo sobre as mudanças climáticas. A segunda estratégia mais usada envolve lançar dúvidas de que os gases de efeito estufa liberados pela queima de combustíveis fósseis são a causa das mudanças climáticas.

A pesquisa chega apenas duas semanas depois que o Facebook anunciou seu Centro de Informações sobre Ciência do Clima, um programa de verificação de fatos projetado para amenizar a preocupação de que a plataforma sirva como porta-voz para extremistas.