INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Festival aponta qual será o perfil das novas lideranças

Written by on 20 de outubro de 2020

Um dos assuntos mais interessantes que rolou no Fast Company Innovation Festival foi sobre as mudanças que vêm acontecendo no papel das lideranças nas empresas. Aaron Levie, CEO da Box, e Jennifer Tejada, da PagerDuty, falaram muito sobre o que vem catalisando grande transformação no arquétipo do líder empresarial.

O maior direcionador de mudança, obviamente, é a nova realidade “tech-infused” em que vivemos. O mundo pós-digital, em que a tecnologia está entremeada ao físico, cria enormes possibilidades e torna frágeis ou obsoletas nossas certezas. E o efeito que vemos, nos governos, nas corporações e nos seres humanos é a consolidação da incerteza como o nosso novo contexto – transversalmente a todas estas esferas.

Pra lidar com essa certeza da incerteza, faz-se necessário um novo arquétipo de liderança, diferente daquele “governante” tradicional, hierárquico, que muitos Estados e negócios conhecem. Espera-se que os novos líderes sejam capazes de acompanhar a fluidez deste novo momento, em que nada é pré-estabelecido ou definido. E por isso, são muitas as novas atribuições e expectativas relacionadas aos ocupantes destas posições.

As 5 principais perfis apontados para os novos líderes são:

1) São multifacetados e alternam papéis o tempo todo;
2) Usualmente tem uma relação emocional, quase uma paixão, pelo que fazem;
3) deixam de ser os “sabe-tudo” pra virarem os “aprende-tudo”;
4) estabelecem relações de confiança forte com os seus times;
5) possuem ponto de vista e posição clara sobre o que acontece dentro e fora da empresa.