INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Projeto de universitários cria carro elétrico de plástico reciclado

Written by on 20 de outubro de 2020

Alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, construíram um carro quase totalmente com plástico reciclado. O veículo, chamado Luca, foi apresentado em um evento online, ressaltando seu diferencial de chassi feito com diferentes materiais reciclados.

O exterior do carro é feito de fibras de linho combinadas com plástico pescado no oceano, e o núcleo é comporto por garrafas PET recicladas. Como as garrafas PET só podem ser recicladas até 10 vezes, usá-las em um produto de longa duração, como um carro, pode estender sua vida útil significativamente, diz a universidade.

A carroceria do carro é feita de ABS reciclado, um plástico rígido usado em brinquedos, televisores e produtos de cozinha. Sua “pintura” é um filme colorido, que pode ser removido sem deixar resíduos, também facilitando a eventual reciclagem. As janelas laterais e traseiras são feitas de material reciclado.

Segundo a universidade, o Luca é altamente funcional. O carro compacto com dois motores elétricos nas rodas traseiras pode atingir a velocidade máxima de 90 quilômetros por hora , tem um raio de ação de 220 quilômetro e o consumo pode ser convertido para cerca de 180 quilômetros por litro de gasolina.