INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Clubhouse grava suas conversas sem autorização

Written by on 11 de março de 2021


O Clubhouse foi um sucesso instantâneo. Mesmo que a limitação de só ter suporte para iOS tenha impedido que um maior público tivesse acesso à rede social de conversas por áudio, o app logo se tornou um sucesso na App Store. Gostando ou não, muitas pessoas famosas compraram a ideia e engajaram seus seguidores a também experimentar conversar pela plataforma.

Na empolgação pela novidade, porém, acabamos não pensando tanto em uma questão importantíssima na atualidade: o que a rede social faz com os dados coletados dos usuários?

O Clubhouse está gravando as conversas de seus usuários. E isso nem é o pior: o app também não permite que você delete as informações que os seus amigos compartilham sobre você. Além disso, é simplesmente impossível deletar sua conta, e o app pode usar as suas informações pessoais coletadas sem pedir sua permissão. E, claro, por último mas não menos importante, o Clubhouse também rastreia os usuários.

Curiosamente, o Clubhouse não permite que as conversas sejam salvas para você revisitar o que falou e ouviu posteriormente. É uma plataforma exclusivamente para interações ao vivo. Essa escolha, possivelmente, foi feita até para passar a ideia de que não há rastros, apesar de a plataforma fazer exatamente o contrário: armazena tudo que você diz e ouve em seu banco de dados. Segundo o Clubhouse, as gravações são feitas apenas por “propósitos investigativos”, para caso haja alguma denuncia.