INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Brasil faz primeira videochamada usando 5G

Written by on 14 de abril de 2021

Brasil realizou a primeira videochamada utilizando a tecnologia 5G standalone, também conhecida como “5G puro”. A ligação foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que estava nas instalações da Nokia em São Paulo, ao presidente Jair Bolsonaro. Essa foi a primeira vez que dois terminais de 5G foram conectados na América Latina.

A Nokia é uma das fabricantes de equipamentos 5G e fez parte do roteiro da missão internacional feita pelo governo brasileiro para conhecer a tecnologia. Com a finalidade de viabilizar a conexão com a quinta geração de internet móvel, o gabinete presidencial no Palácio do Planalto recebeu uma estrutura específica para essa rede, o que possibilita a videoconferência em ultra velocidade, totalmente estável e sem interferência.

O leilão das radiofrequências deve ocorrer ainda neste ano. Participam do leilão as operadoras de telecomunicações que oferecem sinal de telefone e dados móveis dos celulares. As fabricantes dos equipamentos 5G poderão ser contratadas pelas operadoras de acordo com os próprios critérios.