INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Chile vai congelar água em geleiras artificiais

Written by on 13 de novembro de 2021

A fim de criar alternativas para tentar driblar os efeitos das mudanças climáticas, o Chile está iniciado experimentos em um novo método para manter as geleiras do país. Chamado Nilus, o projeto, que nasceu na Índia, busca aproveitar as chuvas para criar geleiras artificiais, e está atualmente em desenvolvimento no Cajon del Maipo, uma cordilheira a sudeste de Santiago, capital do país.

O processo consiste em criar geleiras artificiais chamadas estupas, que funcionam para armazenar e congelar a água das chuvas graças às temperaturas noturnas extremamente baixas. “Nilus busca ajudar a resolver a enorme crise de água que enfrentamos no Chile e no mundo”, disse o diretor do projeto Enrique Gellona à Reuters. “Estamos procurando uma solução que realmente nos permita proteger a água por mais tempo na cordilheira e, em seguida, entregá-la às comunidades“, completa.

Vale lembrar que as geleiras da América do Sul, especialmente nos Andes, estão recuando nos últimos anos como resultado das mudanças climáticas. Os efeitos, como sabemos podem ser irreversíveis no clima.