INOVADORA!

Current track

Title

Artist

 

 


Escolas britânicas usam reconhecimento facial para pagamento

Written by on 13 de novembro de 2021

Sistemas de reconhecimento facial estão se tornando cada vez mais comuns no mundo todo. Dessa vez, o recurso chegou às escolas do Reino Unido, na Escócia. Um grupo de nove colégios começou a utilizá-lo como forma de verificar os pagamentos dos lanches e refeições escolares, com a justificativa de que essa é uma maneira mais rápida e higiênica de receber dos alunos. No entanto, a rede de defensores da privacidade alerta para uma normalização da vigilância.

O folheto distribuído aos pais nessas escolas explica que “com o reconhecimento facial, o aluno simplesmente seleciona a refeição, olha para a câmera e vai embora, agilizando o serviço de almoço e retirando qualquer contato no ponto de venda”. Entre as dúvidas sanadas pela administração, está a de que os dados biométricos coletados são armazenados por criptografia e excluídos assim que a criança deixa o local. Além disso, são os pais que autorizam que os filhos usem essa alternativa e podem usar o PIN para verificar os pagamentos.

Por mais que o recurso de reconhecimento facial esteja se popularizando, alguns movimentos, em muitos países, atuam para conter esse avanço, com o argumento de que essa é uma prática tendenciosa para além das linhas raciais e de gênero, e que apresentam mais desvantagens do que supostos benefícios.