O Facebook finalmente começou a testar sua versão do Clubhouse, o Hotline. O aplicativo une a proposta do concorrente focado em chats de áudio com o esquema de lives do Instagram. Com isso, as conversas por voz serão transmitidas, e o público poderá fazer perguntas por áudio ou texto, e os responsáveis pela chamada definirão como proceder.

Há, porém, uma grande diferença em relação ao Clubhouse: por mais que o Hotline seja focado em áudio, será possível realizar essas transmissões com a câmera ligada. O app parece uma versão do Instagram focada em lives e integrando a proposta de áudios do Clubhouse. O projeto está sendo conduzido por Eric Hazzard, do Facebook.

O Hotline foi desenvolvido pela divisão de novos produtos do Facebook, que é responsável por sugerir e apresentar novos projetos para a empresa de Mark Zuckerberg – ou seja, espere destinos curtos similares ao do Collab, o Tuned e o Hobbi. Diferente de casos como o dos Stories, que o Facebook copiou diretamente do Snapchat, o Hotline parece se inspirar na proposta do Clubhouse integrando isso a ferramentas e ideias que já existiam no principal app do Facebook Group, o Instagram.