O Brasil vem ganhando cada vez mais destaque internacional com sua indústria de games. No ano passado, as exportações de títulos de jogos desenvolvidos aqui cresceram 600% representadas por um total de 140 empresas participantes do projeto Brazil Games. A iniciativa é da APEX e da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos). No total, a receita ultrapassou os R$ 10 bilhões.

E os títulos seguem ganhando destaque. Nesta semana, a PlayStation anunciou que o Pocket Bravery, jogo de luta brasileiro, desenvolvido pelo estúdio Statera, chegará ao seu console em 2023. O título, inclusive, foi um dos destaques da EVO 2022, evento da Sony. O game foi inspirado em clássicos como Street Fighter e Fatal Fury e terá versões para PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series e PC.

Outro game brasileiro, em desenvolvimento, Camp Wars, de Pedro Caxa, também está despertando interesse, dentro e fora do Brasil. Em 2020, após decidir criar o jogo como forma de lidar com um período de depressão, Pedro postou o primeiro vídeo falando do projeto no TikTok. O conteúdo chegou a 1,5 milhão de visualizações em poucos dias. Já o segundo teve o dobro: 3 milhões, o que motivou uma vaquinha que arrecadou, à época, R$ 4,5 mil.

A repercussão e o dinheiro arrecadado foram os embriões para que o jogo recebesse, no final do ano passado, investimento do Banco Itaú.