Olá Rocktronics, eu sou Lú Nepomuceno, especialista em Marketing Estratégico. Com vocês, uma nanodica pra deixar de ser pokapratika no mundo digital.

Vou te passar agora, uma dica Pokalight – pra você que tá se aventurando na internet.

O LinkedIn tá ai, usa quem quer hehe.

È uma rede social totalmente voltada para o network. E porque não usá-la para aumentar suas vendas?

Dica 1- Tenha uma rede de conexões importante

O ditado “Diga-me com quem andas e te direi quem és” faz bastante sentido no LinkedIn. Estar conectado a pessoas reconhecidas do seu setor aumenta a credibilidade com possíveis clientes. Essas são algumas ações para aumentar suas conexões e também ser uma ponte com o possível cliente:

– Disponibilize o endereço do seu perfil na sua assinatura de e-mail e no cartão de visitas;
– Adicione os amigos da faculdade e os colegas de outros empregos;
– Aproveite os contatos feitos em cursos, palestras e outros eventos da área;
– Agregue os bons clientes. Também é válido para antigos clientes de uma boa carteira em outros trabalhos.

Dica 2- Atraia boas conexões com atualizações interessantes no seu perfil

Já falei aqui na RT sobre a importância da sua empresa utilizar a produção de conteúdo como forma de atrair clientes em potencial. Para o vendedor, a estratégia pode funcionar da mesma maneira. O espaço de atualizações do LinkedIn não foi criado para que você fique postando status pessoais, anunciando seu currículo ou tentando vender o seu produto. Utilize esse espaço para compartilhar artigos ou notícias que podem interessar ao seu ciclo de conexões. Se esse material for escrito por você e tiver sido publicado em um canal com boa reputação melhor ainda, mostra que você sabe do que tá falando!

3– Desenvolva uma boa conexão com seus clientes e possíveis cliente

Fique de olho no que eles estão postando, comente posts interessantes, participe dos mesmos grupos, indique material de qualidade, crie uma relação de confiança e, se possível, consiga uma recomendação. Outra dica que vale a pena pôr em prática é recomendar seus clientes para as áreas em que são especialistas. Isso ajuda a estabelecer uma relação de respeito e confiança.

4 – Não faça spam

Ninguém gosta de pessoas inconvenientes. Por isso, evite fazer publicidade do produto que você oferece a toda hora. Espalhar informações do seu produto ou textos prontos em todos os grupos que você participa pode ser um tiro no pé.

Outra atitude que não é bem vista é enviar convites indiscriminadamente para todas as pessoas que você julga interessante. Lembre-se de que o LinkedIn é formado por conexões e que, para que isso seja efetivo, é necessário que exista algo em comum.

E, por fim, exagerar na otimização do seu perfil para ser encontrado pelo seu produto ou serviço, ou seja, colocar 30 vezes o nome do seu produto ou setor na sua descrição deixa seu perfil menos profissional e nada confiável. Ou seja, uma prática não só desaconselhada como repudiada pelos que integram a rede.

Antes de programar algumas dessas ações que podem parecer tentadoras na rede social, avalie o que outros usuários estão fazendo a repercussão e o engajamento alçado. Essa também é uma boa forma de saber o que funciona e o que desagrada. Assim, fica mais fácil encontrar o caminho das boas práticas e conquistar que você quer por lá!

Ficou com alguma dúvida? Manda um inbox no meu Instagram @lulunepomuceno ou fique ligado que já tem mais dicas. Você também pode acessar em nosso site, menu inovação, todas as nanodicas de marketing digital! Até breve